Leilão de carros e motos Detran-AM

Veículo de leilão: É possível fazer seguro?

Está pensando em comprar um carro de leilão? Saiba que tem opção de seguro sim.

Não é das tarefas mais simples conseguir um seguro para um veículo com esse histórico.

A ideia de se adquirir o veículo dos sonhos, pela metade do valor de mercado, é bem tentadora.

Economizar na aquisição do bem é o sonho de todos. Em alguns leilões os descontos em relação ao valor de mercado ultrapassam os 50%. Por isso muitos motoristas não perdem a oportunidade.

Para ver qual o valor de mercado do veículo que está procurando, acesse a tabela FIPE ela é a tabela de referência do mercado.

Vamos à questão principal do post.

É possível fazer seguro de veículo de leilão?

Veículo de leilão faz seguro sim, existem opções no mercado que aceitam esses carros. A aceitação desses carros nas seguradoras é pautada em uma série de fatores.

Não temos como cravar que todos os casos serão aceitos. No geral é possível sim conseguir uma boa proteção.

Os veículos que forem arrematados como média monta terão mais dificuldades de aceitação, em comparação aos veículos leiloados por financeira, que no geral não tiveram histórico de colisões.

Veículos de média e pequena monta tem uma dificuldade de entrada maior no seguro. Porque sua estrutura e pontos de segurança podem estar comprometidos, por isso, é importante fazer um laudo CSV ao comprar esse carro para atestar esses pontos de segurança.

Veículo de leilão tem aceitação difícil

Não é porque algumas companhias aceitam, que é fácil de se conseguir entrar com esses carros nas companhias seguradoras.

As opções de seguro para esses carros são reduzidas. Não são todas as companhias que aceitam fazer a cobertura.

Quem tem carro e roda nas grandes cidades sabe a importância de se ter um seguro. Um ponto importante na contratação é ter opções para escolha, quando são reduzidas acaba complicando.

Nem sempre o seu seguro fica com uma boa condição na empresaX, por vezes um ano está na X em outro na Y e por aí vai.

Quando se tem um veículo de leilão as opções escassas e acabam atrapalhando nesse ponto.

Se neste ano a seguradora aumentar o preço do seu seguro, não tem muita opção de para onde correr.

Porque as seguradoras não aceitam carros de leilão?

Mito! A maioria das seguradoras restringem a entrada desses veículos sim, porém existem opções de proteção.

Tem muito boato de que não é possível contratar seguro para esses veículos.

Na verdade, são critérios de aprovação de cada seguradora, pois muitas delas não aceitam carros com esse histórico. Se tem passagem por leilão, seja qual tipo for, não aceitam.

Algumas não aceitam carros sinistrados, veículos que sofreram algum dano, como batida ou roubo. Tem companhias que não aceitam carros de chassi remarcado.

Seguradora para carro de leilão

A seguradora com maior possibilidade de aceitação para carros de leilão é a Suhai seguradora.

Trata-se de uma alternativa interessante, para quem tem esses veículos. O único porém é que não tem a cobertura completa, trata-se de um seguro apenas de roubo e furto.

Outras seguradoras que têm boa aceitação para esses carros são Liberty e Allianz Seguros.

Elas já são opções mais interessantes por terem mais opções de cobertura, mas nessas a burocracia na aceitação acaba atrapalhando a entrada.

Portanto a seguradora com maiores chances de se conseguir proteção é a SUHAI.

suhai-seguradora-e-boa

Suhai seguradora leilão

Suhai seguradora é a companhia que deve ter a aceitação mais fácil para esses carros. Como já foi falado acima!

Em alguns casos vão limitar o percentual de indenização, entre 70 e 80% em relação à FIPE, mas isso já é de se esperar.

Como você adquiriu um veículo com valor abaixo da FIPE, a seguradora não deve pagar mais do que os 80%.

Seguro serve para repor uma perda, não lucrar com ela. Para isso as companhias limitam o percentual de indenização abaixo do valor de referência.

Para entrar no seguro Suhai faz-se uma vistoria simples de seguro, ou instalam rastreador. Depende de cada caso analisado pela empresa.

Aceitação na Suhai para carros de leilão.

A aceitação desses carros é bem tranquila, não tem nada de especial em relação a outros veículos sem esse histórico.

Ao mandarmos a proposta de seguro para a companhia, ela analisa a possibilidade de aceitar o cliente e o veículo.

Pede-se uma vistoria no carro, ou faz a instalação de um aparelho rastreador. O que estiver estipulado no contrato.

A decisão de instalar o aparelho ou não é analisada caso a caso pela companhia.

A Suhai não instala rastreador em todos os carros. Em geral, boa parte dos seguros fechados não tem instalação de rastreador.

Suhai é uma seguradora confiável?

Liberty e Allianz aceitam carros de leilão

Liberty e Allianz seguros já seriam opções de seguro completo. São mais robustas que as opções econômicas da Suhai.

Em relação às outras seguradoras tradicionais, costumam ser mais flexíveis na aceitação de carros de leilão, só que para o carro entrar já têm maiores barreiras.

A primeira barreira de aceitação é o custo, que nem sempre pode ficar tão atrativo. Após superada essa primeira barreira e fechar o seguro com uma delas.

O cliente deve fazer uma vistoria particular, que gira em torno de R$300,00. Essa vistoria particular no geral é chamada de Dekra Garantido, mas tem que ser confirmada com seu corretor antes de ir no local fazer, pode ser que seja outra.

Essa vistoria particular é para atestar pontos de segurança do carro, se passar nesta vistoria. Aí sim! Faz a vistoria do seguro padrão, e deve passar também.

Vencendo a questão do custo, da vistoria particular e da vistoria padrão do seguro. Seu carro pode ser aceito no seguro completo.

Percebe como já é bem mais complicado de conseguir entrar no seguro.

Como funciona um leilão de veículos?

Quem vai comprar carros em leilão tem que ter noção, de que não é uma loja de carros usados. Os carros não estão em bom estado de apresentação, limpos ou encerados.

Vence aquela pessoa que der o maior lance, ou seja, a maior quantia pelo lote anunciado, a partir do valor mínimo. O pagamento deve ser realizado à vista, algumas gestoras de leilão oferecem também a opção de parcelamento.

Todos os custos com a documentação, guincho do veículo e comissão são de responsabilidade do comprador.

Quais tipos de veículos posso arrematar?

Em um leilão pode-se arrematar diversos tipos de veículos, como carros e motos populares ou importados, caminhões das mais diversas marcas e até transportes de grande porte, como aviões e barcos.

É possível encontrar lotes de veículos novos que fazem parte de frotas de empresas e montadoras de carros. Esses costumam estar em bom estado de conservação e costumam ser boas oportunidades de mercado.

Veículos seminovos que foram apreendidos por falta de pagamento, que costumam também estar em bom estado de conservação. Nesses casos se atente à manutenção, se o carro foi apreendido por falta de pagamento de parcelas, a manutenção não deve estar em dia.

Carro de leilão vale a pena?

Existem muitas oportunidades em leilões, bons carros por valores baixos. Particularmente não acredito que comprar em leilões seja vantajoso.

Os custos para arrumar o carro após a compra do leilão, devido a incerteza do estado manutenção. Dificuldade de entrada nas seguradoras e depreciação no momento da revenda.

São pontos muito importantes a se considerar e que pesam negativamente. Vai de cada negócio, analise bem todos os pontos antes de fechar o negócio.

Depreciação de carros de leilão

Carros com passagem por leilão sofrem até 50% de depreciação na revenda, não importa a origem. Alguns, inclusive, não são nem pegos em trocas de concessionárias.

Por causa disso, o motorista tem uma dificuldade enorme de revender o veículo ou usá-lo como entrada na troca de um carro novo.

Um carro de leilão fica com o documento ‘marcado’. Sempre ficará registrado que ele passou por um leilão e, um automóvel com esse histórico, nunca terá o mesmo valor que um veículo que não passou por isso. Em qualquer lugar e qualquer concessionária, sempre pagarão menos por isso.

Leilão de seguradora: É bom negócio?

Talvez não seja um bom negócio se estiver comprando esse carro para uso particular ou trabalho. Geralmente esses carros leiloados por seguradoras vieram de colisão, capotamento, enchente e outros.

Veja o histórico deste veículo, as leiloeiras sempre passam todo o histórico antes da venda. Pode não ser nada demais também, e ser algo bem simples de consertar.

“Não é porque esse carro foi da seguradoraX, que ela irá aceitar seu carro em uma futura apólice.“

Vistoria do carro de leilão

Se comprou um carro de leilão e vai colocá-lo no seguro, as companhias para aceitá-lo irão solicitar vistoria. Pode antes de comprar fazer uma consulta simples para puxar o histórico do carro.

Em alguns casos essa vistoria será feita pela Dekra como já mencionamos acima, mas pode ser feita em outros locais especializados. Depende da seguradora que está fazendo seu contrato.

Com uma vistoria técnica irão verificar toda estrutura do veículo e constatar os motivos para aceitar ou não. Além da vistoria técnica costumam fazer a vistoria padrão da empresa.

O que normalmente se analisa nessas vistorias:

  • Lataria
  • Pneus
  • Motor
  • Acessórios
  • Pontos de segurança
  • Estado de conservação
  • Faróis, retrovisores e lanternas

Por meio desse processo a empresa consegue verificar as reais condições do automóvel e se ele já possui certos defeitos preexistentes.

Caso a seguradora se recuse a aceitar com o parecer da vistoria, nada impede de continuar pesquisando por outras empresas.

Seguro de veículo de leilão é mais caro

Não é o fato de o carro ter passagem por leilão que fará o preço do seguro subir. O valor do seguro talvez seja o mesmo de um carro sem passagem.

O que pesa contra é a quantidade reduzida de opções de seguradoras. Se em uma cotação de seguros ‘normal’ tenho como orçar em 15 empresas. Em uma cotação de carro de leilão as opções se reduzem a cinco no máximo.

Em alguns casos o valor ficaria até mais em conta, mas o fato de ter poucas opções te faz pagar mais caro. Não necessariamente pelo fato de ser leião, mas pelas poucas opções de seguro.

Seguro de carro de leilão como contratar

Já possui um carro de leilão, ou, está pensando em comprar. Abaixo vamos deixar alguns toques que podem te auxiliar na escolha ideal de custo-benefício.

Cobertura completa ou uma mais simples. Qual a cobertura ideal para meu seguro?

O ideal é a contratação do seguro completo, afinal seguro é para imprevistos. A qualquer momento pode acontecer um roubo, furto, colisão ou danos a terceiros.

Infelizmente as opções de seguro completo para carros de leilão são poucas. O mais comum nesses casos é o seguro de roubo e furto ou uma opção que seria mais simples que é apenas um seguro só de terceiros.

É importante estar protegido contra o maior número possível de riscos. Mas o custo de um seguro completo nem sempre ajuda.

Como escolher o que incluir no seguro auto?

Antes de escolher o seguro do seu carro se atente à empresa seguradora, inclusive coberturas inclusas, serviços e só então o valor final. O preço é importante mas se todo o restante for ruim de nada adianta pagar barato.

Inclua no seguro todas as coberturas que julgar importantes para sua proteção. Tem várias coberturas adicionais e acessórias no mercado, que talvez se incluídas podem elevar muito o custo.

O principal de se incluir no seguro é a cobertura compreensiva, caso consiga colocar ela no seguro a um bom custo não deixe passar. Ela é o que chamamos de ‘seguro completo’ contra roubo, furto, colisão e incêndio.

Outra cobertura importantíssima no seguro do seu carro é a proteção a terceiros. Cobrem os danos materiais, corporais e morais causados à terceiros no trânsito. Importante informar que caso se envolva em um acidente envolvendo veículo terceiro, não é necessário pagar a franquia.

Avalie muito bem caso vá retirar alguma cobertura do seguro. Pergunte a opinião do profissional que estará te auxiliando na contratação.

Cuidado ao tirar coberturas importantes para pagar menos no seguro. Tem muito seguro ‘baratinho’ que no final pode sair muito caro, pois não cobre nada. Adianta pagar pouco por nada?

Seguro é caro infelizmente, mas é necessário. Ainda sim a mensalidade paga é com toda certeza menor do que os prejuízos causados no trânsito.

Carro de leilão faz seguro sim

Resumindo esse artigo veiculo de leilão faz seguro. Existem opções para proteger seu carro, e não vai ficar desamparado.

Fechar um seguro não é das tarefas mais simples, ainda mais quando se tem opções reduzidas e mais burocracias envolvidas.

Agora que já sabe quais seguradoras aceitam carros de leilão, e já sabe a importância de se contratar a proteção, não deixe de entrar em contato conosco e peça sua cotação. Ainda ficou com dúvidas sobre o seguro?

Entre em contato conosco para cotar a melhor opção de seguro para seu veículo de leilão.