• Felipe S. Brandão

Seguro residencial Porto Seguro: como funciona? O que cobre?


Seguro residencial

Seguro residencial não custa 0,5% do valor do imóvel, protege sua casa e ainda te ajuda na manutenção do imóvel. Neste artigo vamos te mostrar a importância de se ter um seguro residencial.

Vai muito além de cuidar da segurança da sua casa. É a tranquilidade de saber que, se o pior acontecer, você estará protegido. Claro que ninguém fica pensando a todo momento, que algo de ruim possa vir a acontecer.

Quer cotar seu seguro online, sem falar com ninguém?

Porto Seguro logo


Seguro residencial: Qual o valor médio?

O valor médio é de R$456,55 por ano, este valor pode variar para mais ou menos. De acordo com as coberturas escolhidas e planos de assistência 24 horas (Segundo levantamento feito pela Proteste em 02/07/2020).

O preço do seguro pode ser parcelado em até 12x sem juros dependendo da seguradora e forma de pagamento. Tomando como base o valor médio acima citado, o valor da proteção sairia por R$38,04 se parcelado mensalmente.

Seguro residencial é barato e bem mais acessível que um seguro de automóvel por exemplo. Só não é o mais procurado ainda pela cultura de compra do consumidor.

O que cobre o seguro residencial?

A cobertura básica cobre danos causados por incêndios, queda de árvores, explosão e suas consequências. Tais como desmoronamento, impossibilidade de proteção, ou remoção de salvados, despesas com o combate do fogo e desentulho do local.

Existem diversas coberturas adicionais que indenizam danos causados por vendavais, granizo, quebra de vidros, roubo, danos elétricos e demais.

Você pode mudar as coberturas e ir personalizando o seguro de acordo com as suas necessidades e preocupações.

Serviços Porto Seguro

Seguro residencial: Como funciona?

Existem três formas de se contratar o seguro, com indenização apenas para o prédio, para o prédio e conteúdo, e somente para o conteúdo.

Quando dizemos cobertura para o prédio, queremos dizer a construção e os custos com a reconstrução do mesmo. E a proteção para o conteúdo como o nome já diz é tudo o que está dentro do imóvel.

Cada uma dessas formas de contratação se dirigem a situações distintas.

  • Seguro apenas para o prédio, se dirige para o proprietário do imóvel que visa a proteção somente da sua parte. Essa proteção é indicada para você que aluga, e quer se proteger de imprevistos no seu imóvel.

  • Prédio e conteúdo, já é para você que é proprietário do imóvel e quer proteger não apenas a construção como seus bens.

  • Proteção somente para o conteúdo, é para você que é inquilino. Sua preocupação não é o prédio, afinal ele não é seu, mas sim seu bens, que em caso de um imprevisto podem se perder.

Entender essas diferenças de contratação é importante para economizar no fechamento, já que se for um inquilino, não fará sentido ter um seguro residencial cobrindo o prédio. Por consequência o seguro fica mais barato fazendo apenas como conteúdo.

Posso contratar o seguro mesmo sendo o inquilino?

Sim! Pode contratar o seguro mesmo não sendo o proprietário do ímóvel.

Não sou o dono do imóvel, sou filho do dono. Posso colocar o seguro em meu nome?

Sim! Não vai ter problema algum com as indenizações. Em caso de sinistro em que haja indenização do prédio. A companhia pede a escritura e paga ao proprietário legal a parte correspondente, ou, este pode dar anuência para que a companhia pague a indenização em seu nome.

Seguro residencial: Roubo e Furto tem cobertura? Posso fazer um seguro apenas de Roubo?

No seguro residencial deve-se ter pelo menos, a cobertura básica de incêndio. Portanto, não tem como contratar apenas um seguro de Roubo para sua residência.

Roubo e furto estão cobertos apenas se forem qualificados. Ou seja, tem que ter evidências de roubo ou furto. Um arrombamento, vestígios ou provas de invasão. Não pode ser furto simples, neste caso as companhias não fazem a indenização.

Teve um roubo ou furto na residência? Faça a comunicação com a polícia, faça o BEO, informe a companhia e prossiga com o sinistro para receber as indenizações.

Seguro residencial para aluguel?

Se for o locatário exija a contratação de um seguro para evitar problemas. Afinal de contas não vai ser você que vai utilizar o imóvel, é bom se precaver de problemas que possam acontecer com ele.

Pode-se fazer o seguro apenas do prédio em nome do locatário simples de incêndio e com a cobertura básica.

Pode permitir a contratação do seguro em nome do inquilino. Com o proprietário como beneficiário da indenização do prédio, e o inquilino como beneficiário para o conteúdo.

Esta segunda opção é para casos em que o inquilino queira proteger seus bens.

Qual o melhor seguro residencial?

Porto Seguro é a melhor opção de seguro residencial que se pode contratar. Trabalhando há dez anos com seguro, posso afirmar tranquilamente que a Porto é a companhia com o melhor atendimento ao cliente.

Existem diversas outras com atendimento excelente como Bradesco, LIberty, HDI, Sompo, Allianz e demais. Mas a Porto ainda continua à frente dessas no atendimento do seguro residencial.

O que na minha opinião difere a Porto Seguro das demais seguradoras no residencial. Pelo menos em São Paulo, é o serviço de assistência 24 horas.

No geral os profissionais são terceirizados, mesmo na Porto, porém o treinamento e cuidado no atendimento da Porto Seguro são imbatíveis.

Assistência 24 horas residencial

Serviços da Porto Seguro Residência? Listamos 10 principais abaixo.

Listamos abaixo 10 serviços emergenciais, e de reparos que Porto Seguro oferece a seus clientes. Variam de acordo com o plano escolhido na contratação, mas são algumas das opções oferecidas.

  • Encanador

  • Eletricista

  • Chaveiro

  • Vidraceiro

  • Reparos em eletrodomésticos: Freezer ou congelador, fogão, microondas, maq de lavar e secadora de roupas

  • Reparos em ar-condicionado

  • Assitência pet

  • Desentupimento

  • Limpeza de Caixa d’agua

Vantagens e benefícios: Seguro residencial

Comodidade! Principalmente em pequenos reparos e serviços emergenciais do dia-a-dia.

Eventualmente vai quebrar um eletrodoméstico, um chuveiro vai queimar, ou mesmo um cano pode acabar entupindo.

Esses serviços de assistência 24 horas são uma mão na roda! Ajudam demais nesses pequenos serviços que vão aparecendo, e é muito cômodo poder resolver tudo isso em uma única central.

Esqueceu a chave? Entupiu o encanamento? Disjuntor não está caindo toda hora? Queimou o chuveiro, não sabe trocar? Precisa de alguém para instalar o ventilador novo de teto? Liga no seguro.

O real benefício de ser ter um seguro residencial é essa comodidade de saber que se precisar pode contar com o seguro para te auxiliar.

Incêndio, roubo, explosão, vidros, responsabilidade civil familiar, danos elétricos e outras cláusulas do seguro. São as coberturas majoritárias, e quanto a isso não tem nem o que falar e ficar destacando como vantagem.

A chance de acontecer um incêndio na sua casa é pequena, perto da chance de precisar de um encanador ou eletricista, por exemplo, a economia que um seguro residencial pode te proporcionar, é gigante se comparado ao custo dele.

Quanto custa a visita técnica de um profissional desses? Que muitas vezes foi indicação de alguém, e não conhecemos o serviço. No seguro, além de não pagar nada pela mão de obra, algumas pequenas peças e reparos podem estar incluídos no atendimento.

Simples e sem complicação, certo?

Agora que já conhece tudo sobre seguro residencial, que tal simular o seu pela Porto através deste link abaixo.

Através deste link pode simular, incluir coberturas e se gostar da proposta já efetivar o fechamento do seguro por ele mesmo.


Se preferir pode nos contatar e pedir seu orçamento. Cotamos não apenas na Porto Seguro, trabalhamos com Bradesco, Liberty, HDI e demais.

Ficou dúvidas? Entre em contato diga que viu nosso post e precisa de ajuda.


61 visualizações0 comentário