quem-tem-nome-sujo-pode-fazer-seguro

Quem tem nome sujo pode fazer seguro?

Ter uma boa apólice de seguro é se garantir contra imprevistos, mas e se estou negativado como fica? Posso fazer o seguro se estou com o nome sujo? Neste artigo vamos tentar te ajudar a responder essa pergunta simples, mas que gera muita dúvida.

O seguro de um bem material é visto muito mais do que um simples gasto. Atualmente, é um investimento para se manter tranquilo em caso de adversidades. Estar segurado faz com que você possa ter dias mais tranquilos em relação a algum bem, como um automóvel, por exemplo.

Contudo, há situações em que não contamos com nenhum tipo de seguro e o nosso nome está sujo.

Daí vem a pergunta: quem tem nome sujo pode fazer seguro?

É essa a questão que iremos responder para você neste texto. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre isso.

Quem tem nome sujo pode fazer seguro de automóvel?

De um modo geral, todos os cidadãos podem contratar um seguro auto. Se esse é o seu caso, fique tranquilo.

Mesmo que você esteja na lista do SPC/Serasa por inadimplência, a lei afirma que qualquer pessoa tem o direito de contratar um seguro auto.

Agora, a má notícia é que, com esse indício de maior risco de calote, a seguradora poderá aumentar o valor da apólice. Por outro lado, ela não deve se negar a prestar o serviço.

Levando em conta que a empresa de seguros realiza uma avaliação do perfil de todos os clientes, certamente, ela irá levar essa informação em consideração e pode acabar pesando mais na cotação.

Com isso, a seguradora pode estabelecer algumas condições extras na apólice para que, assim, no caso de aceite pelo segurado, eles possam fazer negócio mesmo na situação de inadimplente.

Por isso, se é o seu caso de estar inadimplente com alguma dívida, é importante já ser transparente e ver direto com o seu corretor ou seguradora.

A seguradora pode se recusar a fazer o seguro comigo por causa do meu nome sujo?

Como adiantamos acima, a seguradora não pode se recusar a prestar o serviço para alguém com nome sujo. Se você está com uma apólice ativa, e teve o nome negativado durante a vigência da apólice, se vier a ter sinistro será indenizado normalmente. Porém, ela pode colocar alguns empecilhos se for uma nova contratação a fim se proteger de algum tipo de calote.

As companhias de seguro não são obrigadas a aceitar todo seguro proposto, portanto pode aumentar o custo para estes casos, algumas podem já recusar o risco na própria cotação antes de efetivar este negócio em uma proposta.

O mais comum nestes casos é a seguradora colocar um valor altíssimo na cotação para desestimular o possível cliente a fechar o negócio.

Portanto, segundo a SUSEP, a Superintendência de Seguros Privados, diz que, a seguradora que se recusar a prestar o serviço com essa justificativa do nome sujo poderá até ser multada.

É claro que, toda empresa pode se recusar a prestar algum tipo de serviço, entretanto, as alegações e justificativas tem que ser plausíveis e coerentes.

A seguradora pode aumentar o valor da apólice para pessoas inadimplentes?

Sim, como dito anteriormente, para evitar calotes, os seguradores podem aumentar o valor nas cotações ou apólices. Portanto, a melhor coisa a se fazer é tentar pagar as dívidas e limpar o seu nome quando este ir para o serasa.

Vá atrás de agências reguladoras, atrás de possíveis fraudes feitas em seu nome que também podem acontecer.

Outra ideia interessante e que também já foi citada aqui, é a de realizar pagamento do seguro automóvel à vista, por exemplo se tiver condições. O que dificilmente é a realidade de quem está com o nome sujo.

Pois assim, a seguradora não se preocupa com o calote e nem você, que dormirá mais tranquilo sabendo que tem menos uma dívida e ainda por cima está segurado.

E se eu fizer o seguro no nome de outra pessoa?

Como visto em outras postagens em nosso site, é possível transferir o seguro do seu carro para outra pessoa, por exemplo. Essa pode ser uma ideia interessante se for o caso de ter o seu nome sujo e não conseguir uma seguradora.

Fazer o seguro no nome de outra pessoa é possível pois algumas seguradoras analisam apenas o perfil do segurado e não propriamente do condutor principal.

Assim sendo, caso você esteja com nome sujo e não queira arriscar ter seguro recusado, você pode fazer o seguro no nome da pessoa que mora com você.

Mesmo assim, é bom ficar atento pois não são todas as seguradoras que permitem esse tipo de manobra. Então, se tiver análise do perfil do condutor, é interessante que ela seja feita com base nos seus dados e não do segurado.

Essa análise de perfil é feita principalmente para definir a possibilidade de contratação e também, do custo do seguro.

Qual é a recomendação para quem tem o nome sujo e quer contratar um seguro auto?

Como vimos até agora, sabemos que é possível fazer um seguro auto mesmo com nome sujo, porém, a seguradora pode impor algumas diferenças na apólice.

Outra recomendação é a de pagar o seguro à vista, que pode gerar descontos na apólice que está sedo contratada inclusive. Isso possibilita a contratação de forma mais rápida e sem muita burocracia. Além disso, você se tornará segurado e sem essa dívida acumulada.

A última dica seria a de verificar a possibilidade de contratação de seguro auto mensal. Tendo a responsabilidade pelo veículo por apenas um mês, essa possibilidade também é viável para a empresa de seguros.

Consigo contratar um seguro barato mesmo com nome sujo?

Sim, você consegue contratar um seguro automóvel barato mesmo com nome sujo. Como explicado, é mais difícil, porém, não impossível.

Essas dicas servem para deixar o perfil mais vantajoso para a seguradora e, assim, deixar o seguro mais barato.

Realize cotações com diversas seguradoras. Para isso você pode contar com a RAP10.

Conosco você pode solicitar uma cotação ou falar com um de nossos consultores on-line. Realizamos as cotações com as principais seguradoras de acordo com as suas necessidades. Entre em contato e conte-nos a sua história. Ficaremos felizes em ajudar você.