• Felipe S. Brandão

Guia completo para escolher o seguro do seu carro


Se você possui um carro pode estar na dúvida sobre contratar ou não um seguro. Se você faz como a maioria dos brasileiros, provavelmente você ainda não tenha seguro para seu veículo. Mas sinto te informar, que se você faz parte desta maioria, está correndo um grande risco.


Pois nos últimos anos, temos cada vez mais veículos em circulação, aumentando o número de acidentes, o mercado de reposição de peças está sofrendo com a crise de abastecimento gerado pela Pandemia e infelizmente também, aumentando a quantidade de veículos furtados.



Provavelmente você conhece alguém que teve seu automóvel furtado ou roubado não é?

Então, nossa primeira dica é: não dê chance para o azar! Não deixe de adquirir o seguro do seu veículo.


Seguro Auto é aquele tipo de investimento que é muito melhor ter e nunca ser utilizado, do que precisar deste e não ter o serviço contratado.


Mas contratar um seguro de veículo pode gerar muitas dúvidas, tais como:



Se você pretende contratar um seguro e que orientações práticas de como fazer isso, prossiga lendo nosso artigo pois esse guia vai te ajudar muito. Vamos lá?


Por que devo investir num seguro auto?


Simples! Porque a realidade é que acidentes e imprevistos podem ocorrer a qualquer momento no trânsito, seja por culpa de terceiros ou mesmo causados involuntariamente por você.


É interessante destacar a importância de contar com um seguro auto. É ele quem ressarce o motorista dos prejuízos com o automóvel e também pode quitar indenização para terceiros que estão envolvidos na situação do sinistro com o segurado.


Ninguém está livre de passar por uma situação assim, a chance de você se envolver em algum acidente ao longo da sua vida é quase que certa.


Por isso, contar com esse tipo de proteção pode prevenir você de grandes despesas e muitas dores de cabeça.


Agora que você já entendeu a importância de ter essa proteção para o seu possante, vejamos o que se deve ter em mente ao escolher o seguro de acordo com seu perfil, pois com tantas opções de seguradoras e de coberturas disponíveis no mercado, a decisão pode ser complicada.


Fatores a considerar para escolher o seguro ideal


Na hora de definir o seguro ideal, você precisa levar em consideração alguns pontos principais para encontrar o seguro de carro mais adequado a suas necessidades.


A seguir, traremos algumas dicas importantes, sobre como avaliar o seguro de automóvel às suas necessidades a fim de fazer a escolha mais acertada.


Na hora de contratar um seguro auto, é preciso que você considere diversos fatores que irão influenciarão diretamente no:


  • valor do seguro

  • cobertura que a apólice oferece

  • modalidade de contratação


Assim, para que você contrate o melhor seguro, com boa relação entre custo e benefício é importante que você esteja atento a todos esses fatores.


Fator nº1 – Especificidades do seu veículo:

Existem três aspectos relacionados ao seu veículo que você precisa ficar estar atento:


  • Modelo do seu automóvel: quanto mais caro for o modelo, maior tende a ser o valor do seguro.As cilindradas e a velocidade máxima do veículo, também tendem a impactar no montante final. Ou seja, carros com menos motor costumam ter um seguro mais barato.


  • A Idade (ano) do veículo: se o seu veículo for muito antigo, o custo das peças e manutenção pode ser bem salgado, aumentando, também, o seguro.


  • Índice de roubo: veículos mais roubados possuem seguros mais caros, então faça uma pesquisa dos veículos com maior índice de roubos no Brasil aqui neste link.

Fator nº2 – Tipo de cobertura oferecida:

As coberturas que as seguradoras podem oferecer variam. As principais modalidades são:

  • Cobertura total (ou compreensiva);

  • Cobertura contra Roubo ou Incêndio;

  • Cobertura contra terceiros (ou de responsabilidade civil).


A modalidade total, como você pode imaginar, compreende tudo: desde os danos causados por uma colisão, até mesmo em casos de incêndio, furto ou roubo do veículo e na maioria dos casos, também inclui a responsabilidade civil contra terceiros.


Aqui o recado é: sempre confira se a responsabilidade civil também é coberta na modalidade total que você adquirir.


O seguro contra roubo ou incêndio não inclui reparos ou indenização por conta de colisão, o que torna seu preço inferior.


Já no caso da responsabilidade civil contra terceiros a cobertura inclui: danos morais, materiais e corporais causados a outrem, desde reparos ao veículo do condutor, postes e muros em via pública, caso tenham ocorridos danos dessa natureza.


Esse tipo também cobre eventuais gastos existentes com internação de vítimas e ainda processos por danos morais.


Além destas modalidades principais, muitas seguradoras oferecem serviços extras:

  • carro reserva;

  • chaveiro;

  • seguro para vidros;

  • para-brisa;

  • guincho ilimitado;

  • entre outros.

A dica de ouro aqui é que você contrate o seguro total com responsabilidade civil e verifique se consegue reduzir o valor ao abrir mão de serviços que podem ser desnecessários.


Fator n°3 – Região onde você vai circular:

Trabalhar ou residir numa área com altos índices de acidentes ou roubos pode encarecer seu seguro. O mesmo vale se você costuma estacionar seu veículo na rua.


Portanto não minta no questionário do seguro, pois isso trata-se de uma fraude e você pode não ser reembolsado caso a seguradora descubra que você omitiu dados ou mentiu nas respostas.


Fator nº4 – Gênero do motorista:

O seguro para mulheres é mais barato que o para homens, na ampla maioria dos casos, isso porque mulheres costumam ser menos roubadas que homens e mesmo se envolvendo em mais acidentes, eles em geral não passam de colisões menores.


Fator n°5 – Idade do condutor principal:

Motoristas jovens são menos experientes e mesmo dirigindo melhor que os mais velhos, eles se envolvem em mais acidentes e costumam sair mais à noite, aumentando o risco de roubos.


Segurados entre 18 e 25 anos costumam ter seguro mais caro.


Fator n°6 – Dispositivos de Segurança:

Carros equipados com dispositivos de segurança, como trava automática, rastreador e alarme, saem com um valor mais em conta.


Fator n°7 – Franquia escolhida:

A franquia é o valor que o segurado paga quando ocorre algum sinistro que não resulte em perda total do automóvel. As principais são:

  • Franquia básica: é a mais comum, sendo a maioria das apólices no Brasil;

  • Franquia ampliada: quando o segurado arca com um valor maior quando há cobrança da franquia;

  • Franquia reduzida: aquela em que o segurado paga um valor inferior ao normal em caso de sinistro;

  • Franquia isenta: não há cobrança de franquia.

As duas últimas obviamente costumam tornar o valor do seguro maior.


Fator n°8 – Aumento no preço dos seguros auto

Depois da alta no IPVA 2022, o reajuste dos seguros de carro também foi salgado, tendo a alta chegado a 158% em 2022.

Os altos reajustes incidiram tanto para novos seguros quanto na renovações.

Esse alto reajuste deve-se ao aumento da sinistralidade que havia baixado durante a pandemia do covid-19.

Além desse fator, os preços dos carros zero e seminovos foram reajustados por conta do desequilíbrio entre oferta e demanda no ano passado. A inflação dos carros novos chegou a 20% em 2021. No caso dos usados entre quatro e dez anos de uso, os valores subiram mais de 22%.

Com carros mais caros, o custo da proteção sobe porque é atrelado ao valor de avaliação.


Quais as melhores seguradoras de carros do Brasil?

Nas melhores seguradoras brasileiras em vendas de seguro total, destacamos a liderança da Bradesco Seguros, a Porto Seguro Auto, em terceiro e a Zurich, em quinto.

Outras empresas internacionais compõem o Top 8 das melhores seguradoras de seguros totais aqui no Brasil.

Abaixo a lista das melhores seguradoras:

  • Porto Seguro

  • Allianz Seguros

  • Bradesco Seguros

  • Tokio Marine Seguradora

  • Liberty Seguros

  • Azul Seguros

  • Mapfre Seguros

  • Sompo Seguros

  • Mitsui Seguros

  • Suhai Seguradora

  • Alfa Seguros

Ao escolher a seguradora ainda pode bater aquela dúvida: contratar seguro on-line ou optar pela seguradora física? Falaremos agora desse assunto.


Seguro online X Seguro convencional

Uma dúvida comum que paira sobre a questão do seguro se deve ao fato de qual tipo de seguradora contratar, pois algumas pessoas têm receio de adquirir online, não tem certeza se é garantido, confiável, ou mesmo possuem dúvidas para realizar a contratação.

Como existem diferenças entre seguro digital e seguro convencional, vamos te mostrar as comodidades e características de cada opção.

Seguro convencional - Como funciona?

Quem queria um seguro auto tinha somente 2 opções: se deslocar até a seguradora ou marcar pelo telefone com um corretor de confiança, a fim de agendar um horário para tratar sobre a contratação da apólice.

Com o corretor convencional, de forma presencial, é preciso que você responda a um questionário com perguntas sobre o veículo a ser protegido e o estilo de vida da pessoa que será o titular da apólice.

Essas respostas servem como base para escolher a cobertura mais adequada e para finalizar, o cliente decidirá se aceita ou não a proposta da Seguradora para assinar o contrato de contratação e realizar o pagamento através da forma escolhida.

Seguro digital - Como funciona?

O processo para contratação de um seguro digital via internet é totalmente diferente daquele que explicamos no tópico anterior - desde o início até a finalização.

Isso pois você inicia o processo lá mesmo no Google ou outro mecanismo de pesquisa, consultando sobre seguradoras online, caso você não tenha uma empresa de preferência. Pesquise as principais referências do mercado nessa área e você já terá centenas de opções.

Mas nossa dica é: para que a contratação não resulte em dores de cabeça no futuro, esteja sempre atento à reputação da seguradora, pesquisando o que falam sobre a empresa, sites de reclamações de consumidores, opinião de conhecidos que já adquiriram seguros online etc.

Ao encontrar a seguradora ideal, você escolhe o tipo de seguro, preenche o questionário (tudo de forma digital, do seu computador ou celular) e em instantes, receberá uma proposta. Se houver dúvidas, elas podem ser esclarecidas com os corretores online, que costumam estar à disposição em horário comercial através de chat, whatsapp ou outras opções.

Se a cotação agradar, você faz o pagamento usando cartão de crédito ou pela emissão de um boleto bancário. Confirmada a transação sua apólice já é enviada - tudo de forma simples, rápida e descomplicada.


Lembretes pra lá de importantes:

A seguradora, seja ela convencional ou online, precisa estar do seu lado durante toda a vigência da apólice contratada para oferecer o suporte necessário havendo a necessidade.

Escolher uma corretora de seguros online pode trazer vários benefícios, principalmente na agilidade e modernidade, além de um suporte eficiente.

A tecnologia das corretoras online também permite que você tenha inúmeras opções de preços, planos e condições de várias seguradoras - tudo isso ao mesmo tempo, oferecendo um vasto leque de opções.

Isso facilita muito na hora de adequar o seu perfil a um plano de seguros especial, que se enquadre naquilo que você espera, e de quebra, os seguros digitais geralmente têm preços menores que os convencionais.

Porém, tanto se optar pela opção convencional ou na modalidade online, não se esqueça de que é indispensável que a seguradora escolhida esteja habilitada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

  • As perguntas que não querem calar…

  • Para finalizar, duas perguntas fundamentais e suas respostas, de forma que você faça a melhor escolha.

Qual é o melhor seguro auto?

  • A escolha do melhor seguro auto vai variar de acordo com a sua realidade pessoal e as particularidades que você busca ao contratar uma apólice de seguros.

  • O custo-benefício é sempre a melhor decisão. Pensar na hora da escolha qual o melhor seguro de carros é também saber qual oferece as opções mais completas pelo preço mais justo.

  • Para tomar essa decisão com assertividade, liste as coberturas que você precisa e compare as opções que as seguradoras disponibilizam.

Qual o valor médio do custo de um seguro de carro?

  • Aí depende. Pois além da variação de custos de uma seguradora para outra, o valor final do seguro auto também é influenciado pelas coberturas contratadas, ou seja, se você quiser um serviço mais completo, mais top, obviamente pagará mais por ele.

É aí? Curtiu as dicas do nosso guia? Comenta com a gente.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo