• Felipe S. Brandão

Franquia do seguro, quando tenho que pagar?


batida infantil

Vamos lá sem muitos rodeios para que serve a franquia do seguro automóvel?

Serve como um mecanismo para diminuir o valor pago no seguro, se não tivesse franquia nenhuma, o número de sinistros abertos nas companhias seria muito maior.


Qualquer batida por mais simples que fosse, já seria motivo para que seja aberto um sinistro solicitando os reparos pela companhia seguradora. Isso aumentaria e muito o índice de sinistralidade e consequentemente o preço dos seguros.


Por esse mesmo motivo os seguros com a franquia obrigatória, tem um preço mais em conta, que o mesmo seguro com a franquia reduzida, quanto menor a franquia maior a chance de o cliente acionar a companhia em uma eventual colisão.


Quando devo pagar a franquia?


Muita gente não sabe, mas a franquia somente é acionada quando é usada para consertar o carro do próprio segurado, ou seja de quem pagou o seguro.


Se por exemplo você vier a bater seu carro no de um terceiro, mas não quiser arrumar seu carro pela seguradora, ou às vezes não achar necessário o conserto no momento, pode acionar o seguro para arrumar apenas o carro do terceiro sem a necessidade de pagar a franquia.


Se roubarem o meu carro, preciso pagara franquia do seguro?

Não!! A franquia só é acionada para a chamada perda parcial, uma colisão com possibilidade de reparo. Se nesse sinistro for identificado a impossibilidade dos reparos ou que o valor dos reparos atinjam mais de 75% do valor do bem não se faz a necessidade do pagamento e a seguradora o indenizará como uma perda total.


Pra quem pago a franquia?

Geralmente é paga diretamente na oficina em que o veículo está sendo consertado, a forma de pagamento e condições de parcelamento também são de acordo com a política da oficina, portanto antes de enviar seu carro para uma referenciada ou uma oficina de preferência verifique como pode pagar a franquia.


Pode existir mais de uma franquia em uma apólice?

Pode sim, depende das cláusulas contratadas, uma cláusula que geralmente possui franquias próprias são as cláusulas de vidros.


Informe-se sobre o valor da franquia antes de fechar o seguro do seu veículo, não deixe para verificar apenas no momento do sinistro.


Precisa de um a cotação de seguro?? Entre em contato.

6 visualizações0 comentário