• Felipe S. Brandão

Como escolher um seguro de vida?

Atualizado: 1 de set.

Se você quer saber como escolher um seguro de vida, nosso conteúdo com certeza vai te ajudar. Para isso, vamos explicar um pouco sobre os diferentes tipos de seguro de vida, bem como cada um funciona.

Além disso, preparamos uma série de dicas que vão ser muito úteis na hora de escolher o melhor seguro de vida para você. Dessa forma, você vai poder fechar um ótimo contrato de seguro de vida e garantir mais segurança para o caso de algum incidente.

Quer saber mais sobre como escolher um seguro de vida e quais são os tipos de seguro de vida que vão ser melhores para você? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Seguro de vida

Seguro de vida individual

O seguro de vida individual é um seguro feito de forma individual, onde seus dependentes familiares serão protegidos caso algo ocorra com você. Nesse tipo de seguro, o único a receber a cobertura é o próprio titular, e os seus familiares irão receber o valor do seguro se você ficar inválido ou falecer.

Esse valor depende de vários fatores, baseado nas características do segurado, como:

  • Profissão

  • Idade

  • Sexo

  • Condições de saúde, como por exemplo, doenças pré-existentes ou lesões permanentes ocorridas antes da contratação.

Caso algo aconteça com você, as pessoas que estão descritas no contrato de seguro de vida individual irão receber os benefícios da seguradora. Porém, caso não haja beneficiários no contrato, os seus dependentes legais irão receber o dinheiro do seguro.

O pagamento do seguro de vida individual também pode variar de acordo com a seguradora. Ele pode ser pago apenas uma vez, mensalmente, ou a cada seis meses.

O que você precisa saber antes de contratar um seguro de vida individual

Antes de contratar um seguro de vida individual, é preciso estar atento a coisas como:

  • Riscos excluídos: se o sinistro ocorreu por causa de um problema pré-existente, a seguradora pode não pagar a indenização;

  • Não omita nenhuma informação no formulário da seguradora. Omitir detalhes para baratear o plano pode acabar impedindo o resgate do seguro;

  • Leia com muita atenção o contrato antes de assinar a apólice do seu seguro de vida e não fique com vergonha de perguntar se não entender alguma das cláusulas.

Além disso, após assinar seu contrato com a seguradora, não se esqueça de avisar seus familiares sobre onde guardou o contrato da apólice. Dessa forma, caso algo ocorra com você, eles podem acionar a seguradora de forma mais rápida e dar entrada no resgate do seguro.


Seguro de vida em grupo

O seguro de vida em grupo, também conhecido como seguro de vida empresarial, é um tipo de seguro contratado por empresas para proteger seus colaboradores. Nesse tipo de seguro, a empresa é a responsável pela negociação das cláusulas da apólice e possuem um valor bastante atrativo.

Além disso, o seguro de vida em grupo tem a vantagem de poder ser adaptado de acordo com as necessidades da empresa contratante. Porém, o seguro de vida em grupo ou seguro de vida empresarial pode ser oferecido de três formas:

  • Custeio integral pela empresa contratante ou não contributário;

  • Custeio misto ou contributário parcial;

  • Custeio integral pelo colaborador ou contributário.

Vale lembrar também, que o seguro de vida em grupo só vale enquanto o colaborador for contratado pela empresa que contratou o seguro de vida em grupo.

As principais coberturas de um seguro de vida

Tanto no seguro de vida individual quanto no seguro de vida em grupo ou seguro de vida empresarial, as coberturas são bastante parecidas, como:

  • Morte, seja ela natural ou por acidente

  • Invalidez permanente, seja ela total ou parcial

  • Invalidez laboral permanente

  • Auxílio funeral

  • Cesta básica, entre outras.

Dicas para escolher um seguro de vida

Agora você já sabe um pouco mais sobre o seguro de vida individual e o seguro de vida em grupo. Por isso, preparamos algumas dicas para você escolher um seguro de vida com muito mais praticidade e segurança.

Esteja atento para a cobertura

Um bom seguro de vida é aquele que atende às suas necessidades. Por isso, antes de fechar um contrato com a seguradora, esteja atento para a cobertura do seu seguro de vida.

Ou seja, escolha as coberturas que mais se adequam para você, como morte por qualquer causa, já que alguns seguros de vida não cobrem por morte natural, apenas por acidente.

Analise o impacto financeiro do seguro de vida

Independente do seguro que você escolher, é preciso estar atento para o impacto financeiro que ele vai ter no seu orçamento. Por isso, cote várias opções de seguros antes de fechar seu contrato, mas não escolha sempre o que tiver menor valor, mas sim aquele que tiver a melhor cobertura para você.

Vale lembrar também que o valor do seguro de vida varia bastante conforme vários fatores, por isso é bom estar atento para fechar o melhor negócio.

Escolha seguradoras confiáveis

Por último, mas não menos importante, é preciso escolher seguradoras confiáveis para escolher um seguro de vida. Por isso, após escolher se você vai precisar de um seguro de vida individual ou um seguro de vida em grupo, é preciso escolher também a seguradora.

Para isso, você pode contar com a ajuda de uma corretora de seguros. As corretoras de seguros contam com parcerias com diversas seguradoras conhecidas, e te auxiliam em todo o procedimento de contratação do seu seguro.

Dessa forma, você fecha a melhor opção de seguro para as suas necessidades, sem dores de cabeça e com a certeza de que vai estar fazendo um bom negócio.

Nós da RAP10 Seguros temos como principal objetivo ajudar nossos clientes, há mais de 10 anos no mercado. Além disso, contamos com atendimento e assistência 24 horas por dia, garantindo que qualquer assunto urgente possa ser resolvido com agilidade e eficiência.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como escolher um seguro de vida. Então, tudo que você precisa fazer agora é entrar em contato com a nossa equipe para encontrar o seguro de vida ideal para você.


15 visualizações0 comentário