• Felipe S. Brandão

CNH vencida o seguro paga mesmo assim!

Atualizado: 25 de set. de 2020

Isso mesmo que você leu acima!! O seguro paga o sinistro mesmo que, o condutor no momento do acidente esteja com a CNH vencida. Confira o artigo completo aqui no Blog.


De acordo com o código de trânsito brasileiro, por até 30 dias um cidadão pode conduzir um veículo com a CNH vencida. Após a data do vencimento que está indicada na carteira de motorista, numa situação normal o condutor tem 30 dias para solicitar a renovação junto ao Detran de sua região.


Para renovar a CNH, o condutor deverá fazer um exame de aptidão física e mental e avaliação psicológica, no caso de motoristas profissionais.


Para os condutores que possuem as categorias C, D e E, além dos exames citados anteriormente é necessário submeter-se ao exame toxicológico para detecção de consumo de substâncias psicoativas. Consulte sempre qual é o seu caso junto ao Detran de sua cidade!


"Dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias é uma infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com acréscimo de 7 pontos na carteira de motorista, multa de R$ 293,47, recolhimento da CNH e retenção do veículo."


É claro que se o motorista no momento do sinistro, tiver com a CNH vencida à um prazo maior, que o limite estipulado no código de trânsito brasileiro. O seguro vai negar a indenização!


É importante sempre se atentar a data de validade de seus documentos para não ser pego desprevenido.


Não tente enganar a seguradora caso algo esteja fora do normal, passe sempre o correto. E deixe seu corretor de seguros à par da situação, mesmo que o documento esteja irregular!

5 visualizações0 comentário