• Felipe S. Brandão

Carro de leilão faz seguro? Está com dificuldade de aceitação nas seguradoras?

Atualizado: 7 de abr. de 2021


Leilão de carros

Comprou um carro de leilão, e quer colocar no seguro? Fique tranquilo há opções. Não são todas as companhias, que aceitam carros com histórico de leilão, mas sempre tem opções no mercado para esses carros.


No post abaixo verá que sempre tem uma solução.


Carro de leilão no seguro: é possível sim!

Carro de leilão é um pouco mais complicado de colocar no seguro. Não tem jeito! Se você está tentando, já deve ter percebido a dificuldade. Quando for cotar o seguro do seu carro, já avise que o veículo tem essa informação.


Mesmo que não conste no documento, as companhias puxam o histórico do carro. Por isso mesmo que não conste no CRLV a seguradora vai ter acesso.


O tipo de leilão importa para o seguro?


Comprou um carro de leilão? Já tem que estar ciente que não é simples, de colocar no seguro. Não importa se o seu carro é leilão de financeira, remarcado, sinistrado ou se foi apenas recuperado de roubo.


O que importa para as seguradoras é que no histórico do carro, consta que ele teve passagem por leilão. Em caso de passagem a coisa já fica mais complicada, para o enquadramento desses carros.


Muitos desses veículos estão bons ou até melhores, que muitos carros que nunca tiveram esse histórico.


Não importa o tipo de leilão, importa o a 'ficha criminal' do carro. A única coisa que pode facilitar, é se o carro foi recuperado de financeira. Por que deve passar com mais facilidade em uma vistoria, do que um carro que teve dano estrutural e precisou ser reparado.


Seguro para carro de leilão, quem aceita?


Suhai seguradora é a companhia que deve ter a aceitação mais fácil para esses carros. Em alguns casos vão limitar o percentual de indenização, entre 70 e 80% em relação à FIPE, mas isso já é esperado como você adquiriu um veículo com valor abaixo da FIPE a seguradora não deve pagar mais do que isso. Seguro serve para repor uma perda, e não lucrar com ela.


Para entrar no seguro fazem uma vistoria simples de seguro, ou instalam rastreador. Depende de cada caso.


venda de carro de leião

Aceitação na Suhai para carros de leilão.


A aceitação desses carros é bem tranquila, não tem nada de especial em relação a outros veículos. Ao mandarmos a proposta de seguro para a companhia, ela analisa a possibilidade de aceitar o cliente, pede uma vistoria no carro, ou faz a instalação de um aparelho rastreador.


A instalação do aparelho ou não, é sempre caso a caso depende da tarifa e sinistralidade.


A Suhai não instala rastreador em todos os carros. No geral boa parte dos seguros fechados nela não tem instalação de rastreador.


Temos um post bem legal falando sobre isso, dá uma olhadinha lá.


Liberty e Allianz também aceitam carros de leilão.


Liberty e Allianz seguros já seriam opções de seguro completo, são mais robustas que as opções da Suhai com mais coberturas.


Costumam ser flexíveis na aceitação de carros de leilão, só que para o carro entrar já tem maiores barreiras.


Em primeiro lugar o preço tem que ficar bom, após fechar o seguro com uma delas. O cliente deve fazer uma vistoria particular, que gira em torno de R$300,00.


Essa vistoria particular no geral é chamada de Dekra Garantido, mas tem que ser confirmado com seu corretor antes de ir no local fazer.


  • Dekra garantido: Vistoria cautelar


Essa vistoria particular é para atestar pontos de segurança do carro, e, se passar nessa vistoria. Aí sim! Faz a vistoria do seguro normal, e deve passar também.


Vencendo a questão do custo, da vistoria particular e do seguro. Seu carro pode ser aceito no seguro completo.


Carro de leilão tem como colocar no seguro.


Não se assuste mais jovem! Para tudo tem uma solução e sempre terá uma opção.


Em boa parte dos casos como os de carros antigos e importados, pode ser que realmente não consigamos muitas opções. Faz parte e não temos muito como atuar!


Como pode ver na explicação acima de quinze companhias seguradoras, que geralmente cotamos, as opções se reduzem a no máximo três.


Como as opções de seguradora se restringem, nesses casos pode ser que o custo inviabilize a contratação. Quando fazemos uma cotação para carros que não tem esse histórico, temos como opção e pesquisa até 15 seguradoras, Já nesses casos de carros de leilão por vezes temos uma ou no ''máááximo'' três opções.


Por isso o custo pode inviabilizar o negócio, ao invés de quinze empresas concorrendo, temos uma ou duas quando muito.


Porto Seguro, Azul, Mapfre, Tokio Marine, Sul América e outras não citadas até aceitam. Alguns casos raros por isso citei somente essas acima. Pode ser que consiga em uma delas? Sim. Em 85% dos casos serão umas dessas 3 que fará a aceitação desses carros.


Seguro de terceiros para carros de leilão.


Não tinha como encerrar este assunto sem comentar, que carro de leilão também causa acidente. Portanto não vai colocar um seguro completo? Está sem condições até para o seguro de Roubo e Furto?


Faça pelo menos um seguro para danos à terceiros. Seja responsável! No transito dirigimos por nós, e pelos demais. Reparar o prejuízo material ou corporal de um terceiro é o mínimo em um acidente de transito.


Esses seguros de terceiros em muitos casos saem por menos de R$3,00 por dia.


Tem um carro de leilão e está com dificuldade de colocá-lo no seguro?


Entre em contato diga que viu esse artigo em nosso blog. É rapidinho! Clique aqui e fale conosco pelo Whatsapp.


Tente evitar empresas com produtos similares à seguro. Antes de fechar o negócio, pergunte se a empresa é cadastrada na SUSEP. Só assim você sabe que realmente tem garantia de receber aquilo que está em contrato.



Como viu acima carro de leilão faz seguro sim. Existem opções no mercado como Suhai, Liberty e Allianz que tem uma aceitação maior para esses casos. Mas em alguns raros casos uma Mapfre e até a Porto oferecem proteção à esses carros.


Caso precise nos consulte! Estamos à disposição.

17 visualizações0 comentário