• Felipe S. Brandão

ATPV-e Rio de Janeiro, como pegar?

Atualizado: 6 de abr. de 2021


Detran-RJ
Detran-RJ

ATPV saiba como puxar esse documento no site do Detran-RJ.


A partir de janeiro de 2021, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) do Detran-RJ passou a ser somente digital, assim como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Isso


Ambos poderão ser baixados no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A nova determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


O CRV, também conhecido como documento de compra e venda ou DUT-recibo, passou a se chamar ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital). A determinação vale para novas transferências de propriedade de veículos registradas a partir desta segunda-feira (4).


Como pegar o novo o ATPV-e(DUT) no site do Detran-RJ? Siga nosso passo-a-passo abaixo e não tem erro.


 

Segue o passo a passo do que fazer, para que consiga esse documento.


1 - Vai imprimir, preencher e assinar a intenção de venda; não precisa reconhecer firma nesta etapa. Link do arquivo abaixo.

(caminho por escrito) Acessar Detran-RJ > Na barra de botões vá em ‘veículo’ > no menu à esquerda ‘Formulários’ > na tela que abre procure e clique em ‘Intenção de venda’ > ‘imprimir’


2 - Tirar cópia de doc. de identidade e doc. do carro;


3 - Vai agendar a ida em um posto do Detran, e leva a Intenção de venda junto das cópias;

No menu à esquerda no site do Detran-RJ vá em > ‘agendamentos’ > ‘ATPV-E’ > Preencha o passo a passo que aparece, e confirme um dia e horário para pegar o ATPV no Detran.



4 - No Detran vão te entregar o ATPV para que preencha, reconheça firma e encaminhe para a companhia seguradora, ou comprador do carro;

O ATPV que entregarem no Detran deve ser preenchido, reconhecido firma pelo vendedor e pelo comprador.


5 - Com o ATPV preenchido e reconhecido firma pelo vendedor e pelo comprador. O comprador acessa o site do Detran, e finaliza a transferência.

Acesse o menu do lado esquerdo, vá em ‘agendamentos’ > ‘transferência de propriedade’ – Escolha sua opção e siga em frente, preencha os dados e agende a visita ao posto do Detran-RJ para finalizar o processo com o ATPV preenchido e reconhecido firma em mãos.

 

337 visualizações0 comentário